No dia 8 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Alfabetização, a data que foi criada em 1967, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico dos países em geral.
Segundo dados do IBGE, a taxa de escolarização das crianças de 4 a 5 anos caiu de 92,7% em 2019 para 91,5% em 2022. Embora já passados quase um ano do fim da pandemia, esses números apontam os impactos daquele período, principalmente nas séries iniciais. “Essa desconforto no retorno foi percebido em sala de aula, os projetos e atividades, principalmente voltados ao início da alfabetização tem que ser atrativos e possibilitar que o aluno entenda, compreenda e contribua com a atividade”, revela Glades Serra, diretora do Marista Escola Social Robru, localizado na Zona Leste de São Paulo.
O processo de alfabetização e letramento se inicia normalmente do 1º ao 3º ano, porém é possível que já na Educação Infantil, a criança tenha os primeiros contatos com as letras. “Neste período, o educador prepara o aluno para esse processo que virá em seguida, por meio de atividades lúdicas, contato com as letras e números, músicas, figuras e idas à biblioteca, ele vai se inserindo neste universo”, reforça Glades.
Para os pais e responsáveis que estão passando por essa fase, a especialista dá dicas de atividades que podem contribuir
1 – Conte histórias
O ato de contar uma história proporciona às crianças momentos de curiosidade e vontade de compreender aquele enredo
2- Convite a criança acompanhar sua leitura
Seja de livros, revistas ou histórias em quadrinhos, partilhar uma leitura em um momento de descanso ou lazer proporciona às crianças aprenderem por meio do exemplo também.
3- Presenteie com livros ilustrados e gibis
A arte de presentear ainda criança com livros incentiva a exploração da imaginação, criatividade e leitura
4