Em 15 de agosto, celebramos o Dia do Marista, a data que marca a Assunção de Nossa Senhora, ou seja, o momento em que Nossa Senhora foi levada de corpo e alma pelos anjos Gabriel e Miguel até Deus, quando completou sua vida terrestre e adentrou na vida eterna.
Por isso, a escolha de celebrar essa data soma aos ensinamentos de São Marcelino Champagnat de buscar viver do jeito de Maria, com fé nos desígnios de Deus, respeito, simplicidade e amor. Além de convidar toda a comunidade educativa a recordar com gratidão e esperança o carisma do santo fundador do Instituto Marista.
O momento reforça ainda a escolha diária de educadores, alunos e colaboradores em ser farol de esperança na vida de tantas famílias nas 33 Escolas e Colégios Sociais Maristas espalhados pelo Brasil.
Nas escolas e nos colégios, a data representa o reencontro com a essência da missão Marista, sustentada por valores institucionais: amor ao trabalho, espiritualidade, solidariedade, simplicidade, espírito de família, presença e interculturalidade.
Ser Marista é manter vivo esse legado de amor, cuidado e compromisso com a transformação da sociedade por meio da educação e da evangelização.