Marista Escolas Sociais

Saiba mais Imposto Solidário

Dia do Brincar no Marista Escolas Sociais

30/05/2023

Voltar

Ações reforçaram nas escolas a importância da defesa e da promoção dos direitos das crianças brincarem 

O Dia Mundial do Brincar é celebrado no dia 28 de maio em mais de 40 países. A data está no calendário da UNICEF (Organização das Nações Unidas) e tem como objetivo conscientizar, além de promover o brincar como direito inerente à infância 

Em celebração à data, o Marista Escola Social Lar Feliz (Santos-SP) promoveu, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, um evento aberto e gratuito para toda a comunidade. Na manhã do sábado, dia 27 de maio, a Rua Henrique Porchat, no Bairro União de Vila Nova, foi fechada para ficar repleta de brincadeiras. 

“O brincar é a forma como as crianças se expressam no mundo. É brincando que elas interagem e expressam seus sentimentos e vontades. A nossa ideia foi promover esse momento para o imaginário das crianças e dos adultos também”, destacou a diretora do Marista Escola Social Lar Feliz (Santos-SP), Aline Paes de Barros.  

No Marista Escola Social Ir. Rui (Ribeirão Preto – SP), as turmas da Jornada Ampliada do 1º e 3º ano EF receberam as crianças do projeto Semear da Obreiros do Bem. Após um piquenique colaborativo, as crianças interagiram com muitas brincadeiras. Ao final, receberam como lembrança do dia um cartão confeccionado pelos educandos da escola. 

A diversão tomou conta do Marista Escola Social Robru (São Paulo-SP) entre os dias 20 e 28 de maio com a Semana Mundial do Brincar 2023. As atividades contemplaram pintura de rosto, bolhas de sabão e o preparo de receitas, tudo com um olhar que valorizou o ato de brincar.  

Da mesma forma, ao longo da semana, o Marista Escola Social Ir. Justino reforçou a temática como um direito fundamental para o desenvolvimento integral e garantia de relações saudáveis e afetivas para as crianças e adolescentes. E, como conclusão das atividades, promoveu um encontro de gerações com oficinas e espaços de elementos naturais, brincadeiras tradicionais e contação de histórias.  

A programação do evento ainda contou com o 6º Fórum de Direitos Humanos e Educação, que reuniu os colaboradores, educandos, famílias e comunidade para reflexão do tema ‘A Natureza no Brincar’, temática proposta pela Aliança Pela Infância para a Semana Mundial do Brincar deste ano.  

Leia também

Ir para o Blog