Marista Escolas Sociais

Imposto Solidário

Cultura de doação ajuda a fortalecer a educação nas Escolas Sociais Maristas

13/02/2025

Voltar

Conheça os parceiros que ajudam a impulsionar o ensino de crianças e jovens por meio de projetos em todo Brasil 

Em 2024, 58 empresas tomaram a decisão de investir recursos em projetos das Escolas e Colégios Sociais Maristas aprovados em leis de incentivo fiscal, bem como por meio de recursos diretos. Essas parcerias impactaram, por meio da educação, o futuro de mais de 15 mil alunos atendidos gratuitamente em 33 unidades, localizadas em 24 municípios em 10 estados brasileiros.   

Na modalidade de incentivados, os projetos apoiados estão aprovados em três diferentes possibilidades de destinação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica: Fundos da Infância e Adolescência (FIA) dos estados de São Paulo e Paraná e no município de São Paulo, que podem receber juntos até 1% do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ); Lei Federal de Incentivo ao Esporte, que pode acolher até 2% do IRPJ, e na Lei Federal de Incentivo à Cultura, que pode acolher até 4% do IRPJ.  

Para 2025, além dos projetos que podem receber recursos de percentuais do IR, a novidade é o projeto aprovado no Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da cidade de São Paulo (PROMAC), que pode receber até 20% do ISS e IPTU de empresas. 

Já as empresas que investiram recursos em projetos sem incentivos fiscais direcionaram suas doações para iniciativas na área de tecnologia, alimentação saudável e em campanhas humanitárias, como o apoio às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul (RS). 

 

Conheça abaixo as empresas investidoras e os projetos apoiados: 

Investidores Cota Diamante: 

  • ISA ENERGIA BRASIL, Volvo do Brasil, Impextraco, Paccar Financial, Archer Daniels Midland e Kaefer Group. 

 

Investidores Cota Ouro: 

  • DAF, Fundação Telefônica Vivo, Nórdica Veículos, Grupo Fertipar, BHS Corrugated, Cimento Itambé, Arteris, Credipar, Tata Consultancy Services (TCS), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Unimed Curitiba. 

 

Investidores Cota Prata: 

  • CNH New Holland Brasil, Gestamp, On Petro, Inpek, Solabia, Rede Pelanda, MARS Brasil, ArcelorMittal Gonvarri, FTD Educação, Atlas Schindler, Unimed Paraná, Mili, Grupo OVD 

 

Investidores Cota Bronze: 

  • Bosch, Qualicorp, Ferragens Negrão, Servopa, Cocamar, Condor, CEABS Serviços, Gemu, Imaribo, Grupo Focus, Unimed Cascavel, Gelopar, Divesa, Grupo FANCAR e Mannesoft.  

 

  • Investidores Cota Apoio: 
  • Kapazi, Terra Rica, Giassi Supermercados, Renner Coatings, Paranagran, Grupo Sorrento, Maflow, Pentare, Contabilista, Engepeças, Tintas Darka, Páprica e Rejovel. 

 

Projetos que receberam investimentos junto aos Fundos da Infância e Adolescência (FIA), que correspondem a até 1% do IRPJ: 

  • Educação. O futuro é para todos – Ano 2 (Paraná) | 39% captado 

Aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (CEDCA-PR), junto ao FIA, qualificará o trabalho desenvolvido por sete unidades das Escolas e Colégios Sociais Maristas em cidades paranaenses, a partir da qualificação de laboratórios, bibliotecas, salas de aula, entre outros, beneficiando mais de 2,8 mil crianças e jovens.  

  

  • Educação. O futuro é para todos – Ano 3 (São Paulo) | 4% captado 

Aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo (CONDECA-SP), junto ao FIA, qualificará o trabalho desenvolvido por cinco unidades das Escolas e Colégios Sociais Maristas em cidades paulistas, a partir da qualificação de formação de educadores, qualificação de espaços culturais e esportivos, entre outros, beneficiando mais de 1,9 mil crianças e jovens.  

  

  • Esperançar (São Paulo) | 28% captado 

Aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade de São Paulo (FUMCAD), junto ao FIA, qualificará o trabalho desenvolvido pelo Marista Escolas Social Ir. Justino a partir da ampliação de repertórios culturais de mais de 500 crianças, adolescentes e jovens. 

  

Lei Federal de Incentivo à Cultura: até 4% do IRPJ. 

  • Biblioteca para todos: arte e literatura na escola. | 51% captado 

Aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizará a qualificação das bibliotecas, ampliação de acervos e circulação de atividades de estímulo à leitura em 11 unidades das Escolas e Colégios Sociais Maristas de 11 cidades nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, beneficiando mais de 5 mil crianças e adolescentes. 

  

Lei Federal de Incentivo ao Esporte: até 2% do IRPJ. 

  • Esporte é Para Todos – Ano 3 | Edição São Paulo e Interior do Paraná | 7% captado. 

Aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, viabilizará a prática de modalidades esportivas nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto, em São Paulo; e em Londrina, Cascavel e Ponta Grossa, no Paraná, beneficiando mais de 1,2 mil crianças e jovens em 5 unidades das Escolas e Colégios Sociais Maristas. 

  • Esporte é Para Todos – Ano 3 | Edição Região Metropolitana de Curitiba e Santa Catarina | 24% captado. 

Aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, viabilizará a prática de modalidades esportivas nas cidades de Curitiba e Almirante Tamandaré, no Paraná; e em São José, Florianópolis e Criciúma, em Santa Catarina, beneficiando mais de 1,2 crianças, adolescentes e jovens em 5 unidades das Escolas e Colégios Sociais Maristas. 

  

  • Esporte é Para Todos – Ano 3 | Edição Rio Grande do Sul | 7% captado. 

Aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, viabilizará a prática de modalidades esportivas nas cidades de Santa Maria e Porto Alegre, beneficiando mais de 600 crianças, adolescentes e jovens em 2 unidades das Escolas e Colégios Sociais Maristas. 

  

Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (PROMAC): até 20% do ISS e IPTU. 

  • Projeto Literatura em Movimento | fase inicial de captação. 

Aprovado junto ao PROMAC, viabilizará ações de estímulo à leitura e a qualificação da Biblioteca Solidária do Marista Escola Social Ir. Justino, na Zona Leste de São Paulo, atendendo diretamente 350 crianças, adolescentes e jovens. 

   

Força para a doação 

A solidariedade e o compromisso com o desenvolvimento social ganharam ainda mais força com a parceria entre o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC/PR) e as Escolas e Colégios Sociais Maristas. A partir desta colaboração, os projetos sociais da instituição vão ganhar espaço no CRC Online, jornal informativo semanal do conselho, ampliando o alcance de uma iniciativa fundamental para a transformação da sociedade. 

Essa união de esforços entre o CRC/PR e as Escolas e Colégios Sociais Maristas representa um grande passo para fomentar uma cultura de doação mais sólida e engajada, em que empresas, contadores e a sociedade trabalham juntos para construir um futuro mais justo e igualitário. 

As leis de incentivo fiscal possibilitam que empresas e pessoas físicas destinem parte de seus impostos devidos para iniciativas que promovem educação, esporte, cultura, saúde e assistência social. Com isso, além de contribuir para o fortalecimento de ações que beneficiam milhares de crianças e jovens, as empresas também podem usufruir de contrapartidas institucionais que agregam valor às marcas se reforçam o compromisso com a responsabilidade social. 

As Escolas e Colégios Sociais Maristas atuam há décadas no Brasil, oferecendo educação de qualidade a milhares de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Com o apoio de parcerias como a do CRC/PR, a instituição amplia suas possibilidades de atendimento e impacto positivo, garantindo que mais pessoas tenham acesso a oportunidades que podem transformar suas vidas. 

Quer impulsionar o futuro da educação junto às Escolas Sociais Maristas?  Clique aqui e saiba mais! 

Leia também

Ir para o Blog