Educandos têm oportunidade para desenvolver protagonismo e se conectar à comunidade
Para atender às necessidades de divulgação dos serviços, atividades, e ainda promover o incentivo à leitura, o Marista Escola Social Ir. Lourenço, localizado na Vila Progresso, em São Paulo, lançou em março de 2023 o projeto Isioteca.
A iniciativa fomentou a criação de um perfil na rede social Instagram, o @isioteca, em que os estudantes são os influenciadores e protagonistas na hora pensar em livros ou temas literários que gostariam de trazer como conteúdo no canal.
Clique aqui para conhecer o projeto
O nome do projeto faz referência a Biblioteca Isidoro Dumont, que pertence à escola, e cumpre o papel de atender toda a comunidade do território. Atualmente, são cerca de 20 educandos envolvidos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, com idade entre 12 e 17 anos.
Preparação
Para seleção de seus influenciadores, o Marista Escola Social Ir. Lourenço realizou um processo de inscrições. Posteriormente, os educandos participaram de uma formação sobre mídias sociais, perfis literários, roteiros e fotos e, principalmente, sobre elaboração de resenha. E depois foram organizados o cronograma, as tarefas, a linguagem, logo e cores. Entre os conteúdos, então resenhas de livros, divulgação dos clubes de leitura, tendências sobre livros e postagens de divulgação dos tipos de serviços da Biblioteca.
Confira a experiência do educando Bryan (3º Ano do Ensino Médio) com o Isioteca: