Diversas atividades estão sendo beneficiadas nas Escolas e Colégios Sociais Maristas para promover uma formação integral a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade
O projeto ‘Educação. O Futuro é Para Todos – Ano 1‘ está alinhado à missão das Escolas e Colégios Sociais Maristas de ofertar uma educação de qualidade para crianças e adolescentes gratuitamente. Nesse projeto, são mais de 2,3 mil estudantes diretamente beneficiados, além de suas famílias e a comunidade escolar.
As escolas que integram o projeto são Marista Escola Social Cascavel (Cascavel-PR), Marista Escola Social Curitiba (Curitiba-PR), Marista Escola Social Ecológica (Almirante Tamandaré-PR), Marista Escola Social Ir. Acácio (Londrina-PR), Marista Escola Social Ir. Henri (Fazenda Rio Grande-PR) e Marista Escola Social Santa Mônica (Ponta Grossa-PR). E estão localizadas em territórios que enfrentam diversas dificuldades de desenvolvimento social e econômico, cujo impacto reflete diretamente na educação.
Com isso, a proposta de organizar um projeto em rede, unindo as Escolas e Colégios Sociais Maristas que estão nessas localidades, ganhou força e se estruturou para que a educação ofertada recebesse maior apoio para se fortalecer.
Para viabilizar o projeto ‘Educação. O Futuro é Para Todos – Ano 1′, foi realizada captação de recurso via Imposto de Renda junto a empresas parceiras e apoiadoras.
Entre elas estão ArcelorMittal Gonvarri, Arteris, Atlas Schindler, Banco Bari, BHS Corrugated, BO Packaging, Bosch, BRDE, Cimento Itambé, CNH Industrial, Contabilista, Farmácias Preço Popular, Gelopar, Grupo FANCAR, Grupo Fertipar, Grupo Focus, Grupo OVD, Grupo Potencial, Impextraco, Kapazi, Maflow do Brasil, Mili S/A, Nórdica Veículos, Novonesis, ON Petro, Paranagran, Postos Pelanda, Renner Coatings, Solabia, Stratura Asfaltos, Terra Rica, Tetra Pak, Tintas Darka, Triângulo Pisos de Madeira, Unimed Cascavel e Unimed Paraná.
“Muitas vezes nós estamos em nossos escritórios e sabemos o que as Escolas e Colégios Sociais Maristas fazem a partir da prestação de contas, mas ter a oportunidade de visitar uma das escolas e conhecer as crianças e a estrutura foi fundamental. Espero que cada vez mais empresas possam ter esse olhar para a parte social, para que mais crianças e jovens possam crescer e se desenvolver”, destacou o analista de negócios da Contabilista, Renan Silva, durante a 1ª edição presencial do Café do Bem 2024, que marcou o balanço dos projetos e investimentos do último ano.
Como resultado das ações realizadas no período de maio a dezembro de 2024 do ‘Educação. O Futuro é Para Todos – Ano 1′, está a qualificação estrutural das escolas, que garante a promoção dos direitos fundamentais à educação, à leitura, à cultura, ao brincar e ao esporte.
Até dezembro, foram investidos mais de R$ 591 mil em equipamentos essenciais para apoiar as aulas, como projetores, notebook, tablet, impressora 3D a fim de ampliar o acesso ao conteúdo e tornar as experiências educativas mais atrativas. Dessa forma, os alunos se tornam mais ativos, interessados pelos temas, além da estrutura, possibilitando aos educadores diversificar as formas de assimilação dos conteúdos curriculares.
Atividades e conteúdos artísticos também receberam reforço com a aquisição de instrumentos musicais, microfones e caixas de som. E as salas de aulas de algumas escolas receberam mobiliário novo, como mesas, cadeiras e camas infantis.
Com objetivo de otimizar o trabalho realizado na cozinha e nos cuidados de limpeza da escola, foram realizadas aquisições de multiprocessador, balanças, freezer, fogão, forno, amassadeira de pão, chapa aquecedora, além de lavadora de alta pressão e roçadeira.
Outra vertente fundamental do projeto foi a atualização das bibliotecas. Assim, as escolas puderam ampliar e diversificar o acervo de livros com a aquisição de títulos atualizados e direcionados para as faixas etárias e necessidades curriculares.
Vem aí uma nova etapa
Em fase de captação, o projeto ‘Educação. O Futuro é Para Todos – Ano 2’ beneficiará sete escolas, entre elas Marista Escola Social Cascavel (Cascavel-PR), Marista Escola Social Curitiba (Curitiba-PR), Marista Escola Social Ecológica (Almirante Tamandaré-PR), Marista Escola Social Ir. Acácio (Londrina-PR), Marista Escola Social Ir. Henri (Fazenda Rio Grande-PR), Marista Escola Social Santa Mônica (Ponta Grossa-PR) e Marista Escola Social Anita Cordeiro (Paiçandu-PR).
O Projeto Educação. O Futuro é Para Todos - Ano 2 irá trabalhar a partir de cinco temáticas, todas em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com o Plano Decenal da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná. As ações serão executadas nas escolas a partir de 2027.
Já fazem parte dessa nova etapa: ArcelorMittal Gonvarri, Atlas Schindler, BHS Corrugated, BRDE, CEABS, Cocamar, Contabilista, Credipar, FTD Educação, Fundação Telefônica Vivo, Gelopar, Grupo Engepeças, Grupo FANCAR, Grupo Fertipar, Imaribo, Impextraco, Maflow do Brasil, MARS Brasil, Mili S/A, Nórdica Veículos, ON Petro, PACCAR Financial, Postos Pelanda, Rejovel, Renner Coatings, Tata Consultancy Services – TCS, Tintas Darka, Triângulo Pisos de Madeira, Unimed Cascavel e Unimed Paraná.
Que tal sua empresa fazer parte desse movimento pela educação? Clique aqui e saiba mais. Além das empresas, pessoas físicas que fazem a declaração do IR no modelo completo também podem contribuir com essa transformação sem pagar nada a mais por isso. Saiba como fazer a sua doação em: colegiosmaristas.com.br/quem-somos/escolas-sociais/doe-agora/.