Marista Escolas Sociais

Saiba mais Imposto Solidário

Como a educação Marista atua para desenvolver a espiritualidade na escola?

28/02/2024

Voltar

Prática espiritual contribui para a formação de seres humanos conscientes, proativo, empáticos e justos  

A abordagem da Educação Marista é pautada por princípios que incluem a espiritualidade como uma atitude intrínseca à sua proposta de ensino. Mais que isso, trata-se de um dos princípios que sustentam as práticas pedagógicas.   

Assim, a espiritualidade está presente na forma de ensinar, de se relacionar e de apoiar os estudantes, conduzindo-os a alcançarem a sua melhor versão. Trabalhar a espiritualidade na escola envolve estimular práticas e reflexões acerca de valores como empatia, justiça, solidariedade ou compaixão, articulando esse aspecto com os demais elementos da vida. 

São iniciativas que promovem essa perspectiva, destacando realizações e momentos de alegria, ao mesmo tempo, em que transformam os erros em oportunidades de crescimento, ao invés de fontes de culpa.   

A prática da espiritualidade no ambiente escolar é um aspecto essencial para o desenvolvimento pleno do ser humano. No entanto, ela não pode existir isoladamente e precisa estar integrada com outros elementos do cotidiano escolar.   

Essa articulação é fundamental para envolver os estudantes e promover seu desenvolvimento tanto no âmbito pessoal quanto coletivo. Além disso, a espiritualidade também se conecta com outras práticas curriculares, contribuindo para o desenvolvimento dessa dimensão na vida dos estudantes. Principalmente em frente à comunidade, com práticas voluntárias como oportunidades, propondo soluções locais.  

Na prática 

A educação espiritual, da qual a espiritualidade na escola faz parte, está ligada a construção de valores que mudam a forma como as situações são percebidas e vivenciadas, contribuindo para a formação de seres humanos conscientes, proativo, empáticos e justos. 

Com informações do Marista LAB, clique aqui para saber mais. 

Leia também

Ir para o Blog