Marista Escolas Sociais

Saiba mais Imposto Solidário

Colégio Marista São Marcelino Champagnat -EJA leva educação gratuita a jovens e adultos em Novo Hamburgo (RS)

27/02/2024

Voltar

Presença significativa marista sustenta o papel da escola em garantir condições educacionais no território 

Atuando há mais de 25 anos na cidade de Novo Hamburgo (RS), o Colégio Marista São Marcelino Champagnat -EJA, já atendeu mais de 10,6 mil estudantes que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo regular. A sigla EJA significa Educação de Jovens e Adultos, modalidade que o Colégio oportuniza de forma 100% gratuita. Além das aulas, que ocorrem presencialmente no turno da noite, o Colégio ainda oferece vale-transporte, lanche e uniforme sem nenhum custo. 

A renda média dos estudantes é de um salário mínimo, sendo mais de 60% mulheres que são mães solo e a única provedora de sua família. Junto às questões financeiras, os estudantes estão submetidos a outros tipos de vulnerabilidade, como de violência doméstica e sexual e situações emocionais complexas, que são acompanhadas pelos Assistentes Sociais e outros educadores do Colégio.  

“Foi um divisor na minha vida em termos de aprendizado, conhecimento, entre tantos outros quesitos que só somaram na minha vida e vão agregar muito no meu futuro e para uma carreira promissora”, conta o ex-educando Alcindo Meires.  

O Márcio que é ex-aluno e está cursando Educação Física na PUCRS, também manifesta sua gratidão a possibilidade de acessar o ensino. “Eu consegui mais uma conquista. Passei no vestibular! Meu reconhecimento a todos os professores, diretoria, toda equipe do Colégio que fazem parte desta nova etapa da minha vida. Muito obrigado pela atenção, respeito e carinho que tive. Vou ser o primeiro da minha família a fazer uma faculdade, sou o orgulho da minha família. Vou me dedicar muito, vou ser um ótimo profissional na área da educação física”, partilha.  

Clique aqui e conheça mais exemplos como esses

História do EJA 

O Colégio Marista São Marcelino Champagnat –EJA nasceu do sonho de transformar a vida de pessoas por meio da educação.  Desde 1978, a comunidade dos Irmãos Maristas, situada no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, auxiliava os moradores do território com curso de alfabetização e oficinas de artesanato e costura. Em 1997, os Irmãos migraram com seu projeto para o Centro da cidade, junto ao Marista Pio XII, onde deram início ao Colégio, que segue até hoje no mesmo espaço. Atualmente, ambas as unidades dividem o mesmo prédio, já que as atividades do EJA ocorrem durante a noite. 

As práticas educativas adotadas pelos educadores visam a construção de conhecimentos significativos que contribuem e fortalecem o propósito de formar cidadãos atuantes em suas comunidades e protagonistas de suas vidas. 

Acompanhe o Colégio Marista São Marcelino Champagnat –EJA no Facebook e no Instagram. 

Leia também

Ir para o Blog