Presença significativa marista sustenta o papel da escola em garantir condições educacionais no território
Localizada no centro do município de Surubim, no estado de Pernambuco, o Colégio Marista Pio XII atende atualmente 930 crianças e jovens com idade de quatro a 17 anos . São 65 anos de atuação da Educação Infantil ao Ensino Médio, levando à comunidade uma visão pedagógica que promove a educação e o cuidado, a fim de garantir os direitos às infâncias.
Surubim, localizada no Agreste Pernambucano, enfrenta diversos desafios socioeconômicos que impactam seu desenvolvimento. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é classificado como médio (0,64), com subíndices de renda (0,62), longevidade (0,76) e em educação (0,55) (INFOSANBAS, 2024). Além disso, o Índice de Gini é de 0,52, indicando uma desigualdade de renda significativa.
A economia local é impulsionada pela indústria têxtil, especialmente pela confecção de jeans, que tem promovido transformações socioeconômicas na região. No entanto, há carência de fiscalização e de políticas públicas eficazes para garantir um desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Na área da educação, a taxa de escolarização era de 97,8% em 2010. Entretanto, os desafios persistem, como evidenciado pelas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): 5,3 nos anos iniciais e 4,8 nos anos finais do ensino fundamental em 2023 (LISTA CEP, 2024).
História da escola
Ao longo dos anos, o Colégio Marista Pio XII tem deixado marcas na educação e vida dos alunos. Fundado em 17 de abril de 1960, o Colégio com a denominação inicial de Ginásio Pio XII, foi uma ação empreendedora do Monsenhor Luiz Ferreira Lima, que recebeu doações do povo surubinense para viabilizar a obra.
Para a gestão, o Monsenhor Luiz Ferreira Lima contou com o apoio dos Irmãos Maristas, gerido inicialmente pelo Ir. Bernardo Aguiar, no período de dois anos (1960 e 1961). Dentre as ações marcantes desse período, destaca-se a atenção especial aos estudantes da zona rural. Por essa razão, o Colégio funcionava em sistema de semi-internato.
Nos últimos anos, o foco tem sido o desenvolvimento de currículo inovador, permeado por valores como espírito de família, solidariedade e simplicidade. Nesse sentido, são desenvolvidos projetos pastorais para as infâncias como: Acolhida Marista – AMAR, Amiguinhos de Champagnat e Catequese Sacramental. Para as juventudes: Pastoral de Juventude Marista – PMJ, Missão Marista de Solidariedade, Comissão de Juventudes, Encontros de Formação para os educandos da Educação Infantil a 3ª Série do Ensino Médio.
Na perspectiva da proposta educativa Marista, o Colégio dispõe de educadores qualificados, que planejam e desenvolvem, de forma criativa, projetos significativos, envolventes e transformadores, considerando os aspectos de fé, cultura e vida, a exemplo dos projetos Ler é uma Viagem e Educando Nota 1000.
Além disso, diversos outros projetos e atividades que favorecem o desenvolvimento do protagonismo infantojuvenil, possibilitando que os sujeitos se assumam como capazes de conduzir processos individuais e coletivos, a exemplo do envolvimento nas diversas iniciativas do conhecimento científico-cultural, nacional e internacional, como os Festivais de Robótica, Olimpíadas, Simpósios, Simulados e Simulações Provinciais, Programa Marista de Avaliação, Vestibulares e Enem, inclusive garantindo, por diversas vezes, o 1º lugar geral em resultados acadêmicos na cidade .
Em termos estruturais, o Colégio oferece ambientes favoráveis à aprendizagem, com vinte salas de aulas, Coordenações Pedagógicas, Orientação Educacional, Assessoria de Missão, Núcleo de Atividades Complementares – NAC (Serviço de Arte e Cultura – SEAC e Serviço de Escolinhas e Treinamento Esportivo – SETE), Capela, Biblioteca, Brinquedoteca, Laboratório de Tecnologias Educacionais, Laboratório de Ciências, Laboratório de Matemática, Laboratório de Redação, Centro Recreativo, Auditório, Sala de Música, Ginásio Poliesportivo, Campo de Areia, Espaço Maker, Refeitórios, Banheiros, Almoxarifados e Centro Administrativo, que agregam valor na formação dos educandos em sua integralidade e inteireza – corpo, mente, coração e espírito.
Confira os depoimentos de quem já viveu essa experiência:
“Foi um privilégio fazer parte dessa história, ajudando a construir o futuro de tantos jovens” – Cristina Cunha,ex-professora do Colégio Marista Pio XII.
“O que aprendi aqui carrego para a vida toda. O Marista sempre será meu lar” – Bruna Geriz,ex-aluna do Colégio Marista Pio XII.
Acompanhe o Colégio Marista Pio XII no Instagram