Atuação junto à comunidade do bairro Mário Quintana transforma a realidade dos educandos e suas famílias
O Colégio Marista Ir. Jaime Biazus atende gratuitamente aproximadamente 330 estudantes do Ensino Médio. Localizado no bairro Mário Quintana, em Porto Alegre (RS), a escola é fruto de uma antiga demanda da comunidade local, que já contava com três escolas de Ensino Fundamental, porém nenhuma atendia a grande demanda pelo nível do Ensino Médio.
O território concentra desafios frente ao crescimento urbano desordenado à beira do Arroio Feijó, colocando as famílias em situação de vulnerabilidade social, além da exposição a altos índices de violência, resultado do tráfico de drogas. Nesse contexto, a equipe de 30 profissionais do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus oferece toda estrutura necessária para promoção de uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor e seguro para os estudantes e suas famílias.
“Recebemos diariamente 300 abraços e sorrisos e isso não é comum em todas as escolas. Existe aqui um retorno humano e uma afetividade no ambiente”, destaca o professor de Sociologia do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus, Marcos Bochehim.
A ex-aluna, Ketlyn Salazar, está morando em Dubai, nos Emirados Árabes, e agradece o período vivenciado na escola. “Estou cursando Educação Fisica e também praticando dança. Tudo o que fiz para chegar até aqui sempre teve o apoio do Colégio Marista Ir. Jaime Biazus. A escola sempre abriu muitas portas para que eu entendesse o que gostaria de fazer”, partilha Ketlyn.
Agora bacharel em Direito pela PUCRS, Kleber Cardoso, também relembra com satisfação o período escolar. “A mudança de vida é real e a família também será impactada. Essa é uma oportunidade que deve ser aproveitada apesar dos desafios que possam ser vivenciados”, destaca Kleber.
Ensino e estrutura
Os jovens recebem materiais didáticos completos, salas de aula adequadas e climatizadas, uniformes e lanche. Entre as atividades participam de grupos de estudos complementares, Grêmio Estudantil Irmão Jaime (GEIJ), Pastoral Juvenil Marista (PJM), eventos esportivos, políticos, pedagógicos e empresariais. E, por meio de representantes de turma, são ouvidos e consultados em momentos importantes na construção do colégio ideal, ao lado da Direção e das Coordenações.
Além disso, são desenvolvidos os projetos: Mãos à Horta, Leitores do Mês, Livro de Poemas e Forno Solar. No vídeo a mãe Marista, Vania Alves, relata a importância de toda abordagem realizada pelo colégio como lição para a vida dos jovens:
Mais detalhes
O Colégio Marista Irmão Jaime Biazus faz parte do Marista Brasil, instituição filantrópica confessional que reúne as 98 unidades de Educação Básica Marista do Brasil (sendo 63 colégios particulares e 35 escolas sociais gratuitas), localizadas em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua missão é educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens a partir do carisma Marista, em uma jornada de conhecimento que os transforma em protagonistas da própria história.
Além disso, o colégio está instalado no Centro Social Marista de Porto Alegre – Cesmar, que em 2023 completa 25 anos de atividades. Inaugurado em 1998, o Centro passou a atender cerca de mil crianças e adolescentes revivendo a proposta educativa de São Marcelino Champagnat, e contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade livre, justa, fraterna e participativa.
O atendimento socioeducativo do Cesmar possui uma parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) e com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED). Através de três Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF Grande Oriente do Rio Grande do Sul, EMEF Wenceslau Fontoura, EMEF Timbaúva), as crianças e os adolescentes são encaminhados para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cesmar, onde realizam o contraturno da escola. Outra parte do atendimento é realizada em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Timbaúva. Ao todo são 13 oficinas onde os educandos podem participar: Aprendizagem Letramento e Numeramento, Dança e Cultura Gaúcha, Hip-hop, Dança Africana, Percussão, Educação e cidadania, Artes, Informática, Coral, Teatro, Educação Física, Banda de Música e Capoeira.