Marista Escolas Sociais

Saiba mais Imposto Solidário

Cidadania como prática da educação emancipadora nas Escolas Sociais Maristas 

22/10/2024

Voltar

Ensino permite o desenvolvimento e o aprimoramento das competências das crianças e jovens como cidadãos 

Com 33 escolas em comunidades em vulnerabilidade social em 24 municípios e 10 estados brasileiros, as Escolas Sociais Maristas atendem mais de 15 mil crianças e adolescentes. Os estudantes têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita, da Educação Infantil até o Ensino Médio e profissionalizante. 

O foco do trabalho desenvolvido está na valorização das pessoas, na criação de vínculos, no protagonismo social, na participação da família e da comunidade e na promoção da cidadania. Para isso, as escolas desenvolvem inúmeros projetos. 

Um exemplo é o Fórum de Direitos Humanos e Educação organizado pelo Marista Escola Social Ir. Justino, localizado na Zona Leste de São Paulo (SP). Em 2024, o evento, realizado no mês de setembro, celebrou sua 8ª edição, contando com um debate focado nas causas e consequências do mundo digital. 

O tema norteador foi “Conexão Segura”, motivando o diálogo e aprendizado entre as famílias, os alunos e os colaboradores, com o objetivo de motivar a todos a fazerem o melhor uso da internet. 

Em São José (SC), o Marista Escola Social São José conta com a estudante do 1º ano do Ensino Médio Gabriela Laurentino como representante do Programa Parlamento Jovem 2024, iniciativa da Câmara de Vereadores de São José que conta com 19 alunos de diferentes escolas.  

O programa tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares do município a vivência do processo democrático municipal, por meio de práticas de uma jornada parlamentar, com diplomação, posse e exercício do mandato. 

Gabriela expressou estar entusiasmada com a oportunidade que pode ajudar a construir o seu futuro profissional. ” Me senti muito acolhida em um lugar novo e tão importante. Acredito que isso ajudará muito daqui a alguns anos na profissão que desejo exercer. Em meu mandato, espero conseguir ajudar quem precisa e atender às necessidades ao meu redor, fazendo com que meus colegas, amigos e até mesmo quem não conheço sejam ouvidos!”, destacou a estudante.  

Clique aqui e saiba como apoiar a educação das Escolas Sociais Maristas, ajudando a transformar vidas para construir um futuro melhor para todos! 

 

Leia também

Ir para o Blog