Presença significativa Marista sustenta o papel da escola em garantir condições educacionais no território
Localizada no município de Aparecida de Goiânia (GO), no setor Madre Germana 1, o Centro Marista Divino Pai Eterno (CEMADIPE) atende atualmente 650 crianças entre três e seis anos, além de mais de 120 adolescentes no Serviço de Fortalecimento de Vínculos, que estudam na rede municipal ou estadual de ensino. Como visão pedagógica, a escola busca promover educação e cuidado a fim de garantir os direitos às infâncias, pois o município não dispõe de vagas suficientes para a Educação Infantil.
O território em que a escola está inserida enfrenta uma realidade de risco e vulnerabilidade social. Sendo um setor de Assentamento Urbano, em que muitas das famílias vem dos estados do Maranhão, Bahia e do próprio interior de Goiás.
Atualmente a infraestrutura do CEMADIPE conta com 14 salas de aulas, duas áreas de convivência, quadra poliesportiva, quiosques, gramados, área verde, parquinho infantil, sala de multimídia, entre outros espaços.
História da escola
O CEMADIPE começou com apenas um bloco, em 2002, ampliando para o segundo em 2006. Desde a fundação, possui parceria com a Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia e sempre teve como foco a Educação Infantil e o atendimento a adolescentes de outras unidades públicas, sobretudo, ofertando formação na área de música, apoio pedagógico e na espiritualidade cristã.
A escola faz parte de uma mudança social de um setor marginalizado da periferia da Grande Goiânia. Sendo um espaço muitas vezes utilizado como base de desenvolvimento para atividades da Paróquia local.
A agente de Missão da escola, Jozenisse Conceição, compartilha a experiência de transformação no local. “Sou moradora do bairro desde 2005, e vejo o avanço para população, principalmente, para as crianças e adolescentes que por ali passaram e continuam a passar”, relata.
Há 13 anos na equipe da escola, a professora Cássia Batista diz que tem sido uma experiência gratificante e enriquecedora. “É um privilégio trabalhar em um ambiente que, não apenas valoriza a educação, mas também, investe no crescimento de cada um dos seus colaboradores. A liderança competente e visionária do diretor irmão Davi Nardi tem sido uma fonte constante de inspiração, guiando a equipe com sabedoria e promovendo um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo”, destaca.
Projetos
Conheça alguns dos projetos desenvolvidos pela escola:
PROJETO GELADEIRA SOLIDÁRIA
Desde 2017, o CEMADIPE promove o projeto Geladeira Solidária no mês de setembro. As crianças e colaboradores são convidados a arrecadarem alimentos que, depois, se tornam cestas básicas para o Serviço Social entregar às famílias em maior vulnerabilidade.
PROJETO JOVEM MONTAGNE
No contraturno escolar, o CEMADIPE promove o Projeto de Fortalecimento de Vínculos, que recebe o nome de Projeto Jovem Montagne devido ao acolhimento de Marcelino Champagnat, fundador das Escolas Maristas, que no ano de 1816 realizou uma visita ao jovem João Batista Montagne que estava à beira da morte e não tinha conhecimento sobre quem era Deus.
Depois desse encontro, Marcelino decidiu que algo deveria ser feito para que Jesus fosse amado e conhecido pelos jovens. Assim, ele fundou o Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria, iniciando a obra que perdura até os tempos de hoje.
O projeto desenvolvido pela exola trabalha a formação pedagógica, humana, musical, arte, tecnológica e esportiva. Ele atende atualmente 120 crianças e adolescentes pela manhã e tarde juntamente com a escola formal de Educação Infantil.
PROJETO OLIMPÍADA 2023/2024
Foram desenvolvidas propostas de atividades práticas com modalidades adaptadas às crianças da faixa etária do CEMADIPE para atender a curiosidade dos alunos em conhecer as modalidades olímpicas, decorrente do acompanhamento das reportagens sobre os jogos olímpicos e das dúvidas que surgiram sobre as cores dos arcos e o evento em si.
Clique aqui para acompanhar mais notícias do CEMADIPE no Instagram