Marista Escolas Sociais

Imposto Solidário

Canto que encanta no coral do Marista Escola Social Ir. Henri

Canto que encanta no coral do Marista Escola Social Ir. Henri

Atividade traz benefícios no desenvolvimento dos educandos como integração social e técnicas de postura para apresentações 

Há pouco mais de um ano, o Marista Escola Social Ir. Henri, localizado em Fazenda Rio Grande (PR), oferta o Coral Marista Ir. Henri como atividade extracurricular da Jornada Ampliada. Essa iniciativa tem possibilitado aos educandos do 4º e do 5º ano o contato direto com o fazer musical. No total, são 30 crianças participantes e, além de repertório variado, aprendem sobre a história da música, postura corporal e a desenvoltura em apresentações, sendo preparadas para compartilhar o aprendizado com o público. 

A professora Laisla Cristina Lamin é a regente do Coral, e partilha sobre como tem sido uma experiência transformadora. “Trabalhar com o coro infantil é maravilhoso, divertido e encantador, mas também tem os seus desafios, pois se trata de musicalizar crianças com a voz em formação e prepará-las para futuras apresentações. Tudo isso aliado com a formação integral de cada um. A cada dia, percebo o vínculo do grupo se fortalecer. Há belas amizades em construção e também lembranças inesquecíveis de momentos vivenciados que fazem parte da rotina do grupo, como os ensaios, as apresentações e gravações realizadas”, conta Laisla. 

Segundo a diretora da escola, Geliane Quemelo, não é exigido nenhum pré-requisito. “Os ensaios englobam diversas atividades vocais e o desenvolvimento de repertório que é apresentado em alguns eventos ou datas específicas.  Não há pré-requisitos para participar do coral, ou seja, qualquer criança, com ou sem experiência de canto, pode integrar o grupo. Nos ensaios é possível desenvolver habilidades musicais variadas, como afinação, solfejo e orientação vocal. Além disso, participar da prática de canto coral possibilita criar vínculos, socializar e fazer amigos, desenvolvendo assim habilidades humanas e sociais, além de promover um ambiente saudável e lúdico para as crianças”, partilha Geliane.   

Após o sucesso de uma apresentação interna do Coral, surgiu o convite para realizar a abertura da campanha Amigo Marista no dia 1º de setembro de 2022. E essa apresentação teve repercussão positiva, o que alimentou ainda mais o interesse em manter o projeto ativo. Assim, foram abertas novas vagas para participação. 

Em 2022, o Coral participou de três eventos, sendo a abertura da campanha Amigo Marista, a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fazenda Rio Grande e o Rito de Passagem dos alunos do 5º ano. Além disso, o grupo também realizou diversos ensaios abertos para estudantes e colaboradores do Marista Escola Social Ir. Henri. 

Neste ano, o grupo realizou ensaios abertos para os colaboradores e participações na recepção das famílias no Dia do Marista. Atualmente, o grupo está se preparando para participar do 16º Encontro de Corais de São José dos Pinhais, evento organizado pelo Coral Melodia com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais (PR) e da Fundação Mais Cultura. O evento vai ocorrer no próximo dia 16 de setembro, no teatro Usina da Música, às 19h30.   

 

A diferença na vida de quem participa 

Confira a seguir como os educandos se sentem ao participarem dessa iniciativa:  

“O Coral tem trazido vários benefícios para todos nós, por exemplo, acordar mais cedo, aprender várias músicas e apreender a solfejar” – Yasmin de Jesus – 5º ano.  

“O coral tem trazido muitos benefícios. Tanto na rotina pessoal quanto na escola. A gente faz várias brincadeiras e aprendemos muito mais” – Laura Heloisi Dias Anzolin – 5º ano. 

“O primeiro benefício e o mais importante: trabalhar a postura e a voz. O segundo benefício é ficar em harmonia com todo mundo. Aqui todos respeitam um ao outro” – Valentina Aparecida Medeiros Maia – 4º ano.  

 “Ajuda a ter menos vergonha e melhorar a voz” – Matheus Henrique Pestana de Araújo – 4º ano B.  

“No Coral Ir. Henri, conseguimos nos divertir e conviver bem com os amigos. O segundo benefício é que a gente decora músicas divertidas” – Milena Natercia França Baptista – 5º ano B.  

Leia também

Ir para o Blog