Atividade traz benefícios no desenvolvimento dos educandos como integração social e técnicas de postura para apresentações
Há pouco mais de um ano, o Marista Escola Social Ir. Henri, localizado em Fazenda Rio Grande (PR), oferta o Coral Marista Ir. Henri como atividade extracurricular da Jornada Ampliada. Essa iniciativa tem possibilitado aos educandos do 4º e do 5º ano o contato direto com o fazer musical. No total, são 30 crianças participantes e, além de repertório variado, aprendem sobre a história da música, postura corporal e a desenvoltura em apresentações, sendo preparadas para compartilhar o aprendizado com o público.
A professora Laisla Cristina Lamin é a regente do Coral, e partilha sobre como tem sido uma experiência transformadora. “Trabalhar com o coro infantil é maravilhoso, divertido e encantador, mas também tem os seus desafios, pois se trata de musicalizar crianças com a voz em formação e prepará-las para futuras apresentações. Tudo isso aliado com a formação integral de cada um. A cada dia, percebo o vínculo do grupo se fortalecer. Há belas amizades em construção e também lembranças inesquecíveis de momentos vivenciados que fazem parte da rotina do grupo, como os ensaios, as apresentações e gravações realizadas”, conta Laisla.
Segundo a diretora da escola, Geliane Quemelo, não é exigido nenhum pré-requisito. “Os ensaios englobam diversas atividades vocais e o desenvolvimento de repertório que é apresentado em alguns eventos ou datas específicas. Não há pré-requisitos para participar do coral, ou seja, qualquer criança, com ou sem experiência de canto, pode integrar o grupo. Nos ensaios é possível desenvolver habilidades musicais variadas, como afinação, solfejo e orientação vocal. Além disso, participar da prática de canto coral possibilita criar vínculos, socializar e fazer amigos, desenvolvendo assim habilidades humanas e sociais, além de promover um ambiente saudável e lúdico para as crianças”, partilha Geliane.
Após o sucesso de uma apresentação interna do Coral, surgiu o convite para realizar a abertura da campanha Amigo Marista no dia 1º de setembro de 2022. E essa apresentação teve repercussão positiva, o que alimentou ainda mais o interesse em manter o projeto ativo. Assim, foram abertas novas vagas para participação.
Em 2022, o Coral participou de três eventos, sendo a abertura da campanha Amigo Marista, a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fazenda Rio Grande e o Rito de Passagem dos alunos do 5º ano. Além disso, o grupo também realizou diversos ensaios abertos para estudantes e colaboradores do Marista Escola Social Ir. Henri.
Neste ano, o grupo realizou ensaios abertos para os colaboradores e participações na recepção das famílias no Dia do Marista. Atualmente, o grupo está se preparando para participar do 16º Encontro de Corais de São José dos Pinhais, evento organizado pelo Coral Melodia com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais (PR) e da Fundação Mais Cultura. O evento vai ocorrer no próximo dia 16 de setembro, no teatro Usina da Música, às 19h30.
A diferença na vida de quem participa
Confira a seguir como os educandos se sentem ao participarem dessa iniciativa:
“O Coral tem trazido vários benefícios para todos nós, por exemplo, acordar mais cedo, aprender várias músicas e apreender a solfejar” – Yasmin de Jesus – 5º ano.
“O coral tem trazido muitos benefícios. Tanto na rotina pessoal quanto na escola. A gente faz várias brincadeiras e aprendemos muito mais” – Laura Heloisi Dias Anzolin – 5º ano.
“O primeiro benefício e o mais importante: trabalhar a postura e a voz. O segundo benefício é ficar em harmonia com todo mundo. Aqui todos respeitam um ao outro” – Valentina Aparecida Medeiros Maia – 4º ano.
“Ajuda a ter menos vergonha e melhorar a voz” – Matheus Henrique Pestana de Araújo – 4º ano B.
“No Coral Ir. Henri, conseguimos nos divertir e conviver bem com os amigos. O segundo benefício é que a gente decora músicas divertidas” – Milena Natercia França Baptista – 5º ano B.