Marista Escolas Sociais

Saiba mais Imposto Solidário

Campanha #MaristaSemBullying mobiliza o Marista Escolas Sociais

03/05/2024

Voltar

Escolas participam de ações para conscientização de combate ao bullying 

No mês de abril, o tema da Campanha +Cuidado e Proteção no Marista Escolas Sociais foi o bullying. O objetivo foi potencializar a prevenção à violência no espaço escolar, identificar e combater práticas violentas, assumindo a responsabilidade do que já é previsto em lei e promovendo uma cultura de cuidado e proteção. 

O dia 7 de abril, Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, é o marco desta campanha e busca sensibilizar a sociedade para esse fenômeno. Dessa forma, por meio do conceito “Sou Marista e Respeito as Diferenças”, o Marista Escolas Sociais promoveu o engajamento dos estudantes com a mobilização das escolas na temática da prevenção e enfrentamento da violência escolar e do bullying e cyberbullying por meio de rodas de conversa, oficinas, leituras reflexivas e cine-debate, a fim de favorecer momentos de troca e reflexões com o intuito de construir uma ética da diferença. 

Como exemplo, o Marista Escola Social Ecológia (Almirante Tamandaré-PR) lançou o 1º episódio do “Podcast – Pod Isso?”, que aborda informações importantes sobre Bulying e Cyberbullying no ambiente escolar em uma entrevista esclarecedora e informativa com a Psicóloga Escolar Bianca Larangeira. A iniciativa é dos estudantes do TVQ, que é uma oficina de comunicação que promove um espaço para participação de crianças e adolescentes como produtores de conhecimento, e contaram com a orientação da Professora Aline Valkiu. 

E no Marista Escola Social Santa Mônica (Ponta Grossa-PR) o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na escola foi marcado pela contação da história “Ana e Ana”, da autora Célia Godoy, com dinâmicas sobre as diferenças. 

Educandos participaram de contação de histórias.

Já os estudantes do Marista Escola Social São José (São José-SC) participaram de uma acolhida que reforçou a necessidade de falar sobre o Bullying e repensar ações, considerando as graves consequências que essa violência traz para a saúde mental e bem-estar das vítimas. Assim, foi incentivado o respeito e a empatia na construção de um ambiente escolar seguro.  

Recepção com cuidado e atenção ao tema do Bullying

 

Saiba Mais: Campanha Marista Brasil Conexão Segura aborda internet e relações saudáveis no mundo virtual. 

Leia também

Ir para o Blog