Unidades promovem diversas atividades oportunizando o debate no ambiente escolar
A Campanha de Consciência Negra 2024, vinculada ao selo + Cuidado e Proteção do Marista Brasil, teve como lema “Consciência gera respeito, abre diálogo e inspira ação”. A iniciativa está alinhada à Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio.
Nesse contexto, a Campanha de Consciência Negra buscou incentivar práticas educativas para promoção da valorização da história e cultura afro-brasileira, o respeito à diversidade e o combate ao racismo estrutural.
Nas Escolas Sociais Maristas, essa iniciativa reforçou o compromisso com uma educação inclusiva e integral, garantindo que todas as crianças e adolescentes sejam acolhidos em ambientes de aprendizado pautados por princípios éticos e solidários.
Confira como foram as atividades no ambiente escolar:
Marista Escola Social Ecológica (Almirante Tamandaré – PR)
No Dia da Consciência Negra, a escola relembrou nas redes sociais o ‘Despertar 2024’ em que aconteceu o Desfile da Beleza Negra – Raízes que Inspiram!
O momento foi dedicado à valorização da beleza negra, um convite para mergulhar na rica cultura afro-brasileira e nas histórias de resistência e orgulho que atravessam gerações.
Marista Escola Social Ir. Acácio (Londrina – PR)
A escola promoveu eventos para debater e valorizar a cultura negra. No dia 22 de novembro, aconteceu a segunda edição do Histórias sobre Pretitudes, celebrando o encerramento da Semana da Consciência Negra com histórias de honra à ancestralidade.
Marista Escola Social Cascavel (Cascavel – PR)
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a escola promoveu uma série de ações especiais, como acolhida temática, exposições de obras de autores negros e livros com representatividade.
Entre os destaques está a oficina de bonecas Abayomi que simbolizam a união e resistência da cultura afro-brasileira.
Marista Escola Social Lar Feliz (Santos -SP)
Entre as atividades realizadas ao longo do mês de novembro, a escola promoveu um momento de contação de histórias em parceria com a Fábrica de Cultura de Santos (SP).
O livro escolhido foi ”Com qual penteado eu vou”? do autor Kiusam de Oliveira, sendo um momento de celebração da ancestralidade, diversidade e das raízes africanas.
Marista Escola Social Ir. Rui (Ribeirão Preto – SP)
O PodCast JMA produzido pelos estudantes da escola ganhou um episódio dedicado ao debate da luta contra o racismo. Para enriquecer o diálogo, Marina da Silva Balduino, ex-aluna e atual colaboradora, compartilhou suas reflexões e experiências.
Confira a seguir o resultado dessa produção:
Marista Escola Social Lúcia Mayvorne (Florianópolis-SC)
O grupo de dança “Afronize” fez uma apresentação incrível, cheia de ritmo e expressão, homenageando a cultura negra e suas raízes para abrir com muita energia e celebração o mês da Consciência Negra.
Foi uma verdadeira festa de respeito, aprendizado e diversidade, em que os alunos mostraram todo o talento e o orgulho de representar essa causa tão importante.
Marista Escola Social Ir. Walmir (Criciúma-SC)
Alunos do 2º ano B criaram e editaram uma música que abordou o Orgulho Negro. Essa atividade buscou enaltecer a ancestralidade dos estudantes e homenagear a cultura negra.
Clique aqui e acompanhe a seguir o resultado dessa iniciativa.