Ações realizadas pelas escolas buscam refletir sobre o tema deste ano relacionado à fome
O tema central Campanha da Fraternidade 2023 é “Fraternidade e Fome” e convoca todos a considerarem essa reflexão e propósito. A questão da segurança alimentar ganhou destaque no último ano quando o Brasil voltou a aparecer no Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome no país, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
As escolas do Marista Escolas Sociais têm levado o debate para a sala de aula, no desenvolvimento de projetos e ações práticas. No Marista Escola Social Ecológica (Curitiba/PR), por exemplo, os educadores se prepararam conhecendo o conteúdo da Campanha por meio de um curso interno. A partir disso, o objetivo será relacionar as aprendizagens com os problemas sociais do país em estudos ao longo do ano.
No Marista Escola Social Ir. Justino (São Paulo/SP), os colaboradores de todas as áreas participaram do momento formativo que teve como pauta central a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP). E a programação promoveu um momento reflexivo sobre a temática da Campanha da Fraternidade.
Já os educadores do Marista Escola Social Ir. Henri (Fazenda Rio Grande/PR) fizeram a acolhida da Campanha em uma ação que envolveu todas as turmas na reflexão sobre as desigualdades. As crianças apontaram possíveis causas, além pensar em atitudes que podem ser tomadas para transformar essa realidade social. E o Marista Escola Social Ir. Lourenço (São Paulo/SP) realizou um projeto em que os estudantes, junto com Pe. Julio Lancelloti, distribuíram cafés da manhã para pessoas em situação de rua na cidade.
Saiba mais: Alunos da Zona Leste de São Paulo realizam ações com Padre Júlio Lancelotti
No Marista Escola Social Ir. Rui (Ribeirão Preto/SP) o tema “Fraternidade e Fome” foi partilhado com os estudantes, educadores, famílias e colaboradores durante a semana de celebração da Páscoa.