Debater as questões ligadas à fome e realizar ações para contribuir com o outro estão entre as atividades realizadas pelos alunos do Ensino Médio do Marista Escola Social Ir. Lourenço, unidade que atende gratuitamente crianças e adolescentes na Zona Leste de São Paulo. Como parte dessas atividades, os estudantes participaram da ação com Pe. Julio Lancelloti distribuindo cafés da manhã para as pessoas em situação de rua no dia 14 de abril.
O projeto integra as ações desenvolvidas com o tema da Campanha da Fraternidade de 2023, que tem como objetivo conscientizar com relação à fome. Os alunos de turmas do Ensino Médio. A Paróquia São Miguel Arcanjo localizada no bairro da Mooca na última semana. “A partilha das pessoas e o espaço de convivência trouxe um nível de riqueza, em termos de compreensão para os nossos alunos, que jamais conseguiríamos se estivéssemos dependendo de algum vídeo ou lido algum texto. Ao escutar as pessoas em situação de rua, contando sobre o que era sentir fome, despertou nos estudantes uma inquieta curiosidade histórica sobre a razão de haver fome em nosso país”, revela Mario Gilvan Viana, educador do Marista Escola Social Ir. Lourenço.
Para Laura da Silva Rodrigues, estudante da segunda série do Ensino Médio, o momento contribuiu para a aproximação do tema e da realidade do mundo. “É importante ter o conhecimento da nossa realidade, que não é muito mostrada, pela falta de empatia que nossa sociedade tem por essas pessoas. Como dito, ter empatia é encontrar os outros dentro de si mesmo”, finaliza.
Na unidade, os temas refletidos em sala de aula provocam os alunos sobre o tema “A importância do encontro”. “Falamos sobre a invisibilidade da população marginalizada e porque é urgente olharmos para aqueles que passam fome”.