Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, escolas engajam estudantes em atividades relacionadas aos cuidados com a natureza
No Marista Escolas Sociais, os projetos educacionais incentivam o despertar da consciência ambiental nas crianças e nos jovens. Para isso, ao longo do ano, e em especial no Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), são organizadas atividades lúdicas e ações que abordam o assunto de um jeito prático e instigante.
O Marista Escola Social – Unidade Ir. Panini (Guaraqueçaba-PR), por exemplo, a Horta Comunitária e a Oficina de Recicláveis têm como objetivo despertar a imaginação dos estudantes e aprofundar a percepção da importância do meio ambiente para o futuro de todos. Em celebração à data, os educandos colocaram as mãos na terra e realizaram um trabalho coletivo.
Durante as atividades, os temas abordados transitaram entre o uso responsável dos recursos, redução do consumo, reutilização e reciclagem de materiais, além da convivência harmoniosa entre os seres vivos e a natureza.
A ação na horta também fez parte das iniciativas do Marista Escola Social Ir. Justino (São Paulo-SP), que aproveitou a ocasião para reforçar a conscientização sobre a preservação dos recursos naturais. As crianças, as educadoras e as famílias do Infantil 2C se uniram no preparo de uma horta medicinal, que compõe a sala.
Já as crianças do Projeto Transformar, do Conviver Marista, revitalizaram os canteiros, plantando novas mudas de ervas, temperos, hortaliças e flores. E ainda realizaram a manutenção das árvores e mudas já existentes.
As turmas são as “guardiãs da horta” e realizam ações constantes no espaço com o apoio do Núcleo de Pastoral, que vem acompanhando as atividades com foco a Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e fome”.
Em Santa Catarina, a professora de ciências do Marista Escola Social Caçador (Caçador-SC), Andressa, e o professor de geografia, Paulo, planejaram a Semana do Meio Ambiente com o objetivo de sensibilizar os educandos sobre as atitudes de conservação que podem refletir no que queremos para o futuro.
E o Marista Escola Social Lúcia Mayvorne (São José-SC) promoveu o primeiro Mutirão Socioambiental de 2023, envolvendo estudantes, famílias e comunidade. A iniciativa foi destaque na reportagem de um telejornal de Florianópolis (SC) (clique aqui e confira). Além disso, os estudantes lançaram o Fotolivro Botânico, produzido pelas crianças em parceria com o curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A publicação catalogou as espécies presentes na trilha realizada durante o Mutirão.