Marista Escolas Sociais

Saiba mais Imposto Solidário

A inclusão da tecnologia como prática pedagógica no Marista Escolas Sociais

19/01/2024

Voltar

Iniciativa busca potencializar o processo de aprendizagem dos educandos de forma significativa 

No Marista Escola Social São José (São José-SC), a integração da tecnologia visa desenvolver habilidades práticas nos educandos a fim de prepará-los para os desafios do século XXI. Isso inclui competências tecnológicas, como a capacidade de usar aplicativos educacionais, software de produtividade e ferramentas online, bem como habilidades de pesquisa e avaliação de informações na internet. 

Além disso, segundo o diretor do Marista Escola Social São José, Danuzio Brandelero, a colaboração entre os educandos é outro resultado esperado, pois a tecnologia pode facilitar a comunicação e a interação, permitindo o trabalho conjunto em projetos, a partilha de ideias e o aprendizado eficaz permeado pelas trocas. 

“É imperativo desenvolver o letramento digital, englobando habilidades de pensamento crítico, ética digital e a capacidade de avaliar informações online. Incentivar a inovação e criatividade é parte integrante desse processo, estimulando os educandos a explorarem a tecnologia de maneiras inovadoras, como programação, design gráfico e projetos multimídia”, destaca Brandelero. 

Entre os projetos que a escola vem desenvolvendo nesse sentido, está a Oficina Tech Marista, pertencente à Jornada Ampliada. O projeto oferta uma formação de informática básica, como a utilização do Pacote Office, até o aprendizado de componentes mais avançados, como o Python, uma linguagem de programação e formação de alto nível, interpretada de script, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte. 

Em Florianópolis, no Marista Escola Social Lúcia Mayvorne, os educandos do 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais produziram, na disciplina de Língua Portuguesa, um jornal escolar, o Lúcia News, cuja formatação, redação e diagramação contaram com o auxílio tecnológico e dos educadores. Em História, os educandos produziram vídeos, podcasts e outros materiais audiovisuais para expressar os aprendizados relativos à Segunda Guerra Mundial. E os educandos do 7° ano, em Língua Portuguesa, elaboraram uma pesquisa de sociolinguística e variação, aplicando o questionário com utilizando tablets. 

Já os educandos do Ensino Médio do Marista Escola Social Lúcia Mayvorne participaram do projeto “Uso consciente do celular”, em que foi incentivada a reflexão sobre a utilização inconsciente do celular e as possíveis consequências. A abordagem contou com apoio de reportagens relacionadas ao assunto, além da realização de rodas de debate, e a organização sobre a utilização do celular durante o horário de aula, trazendo consciência no uso em relação aos estudos. 

Outro exemplo está no Marista Escola Social Ir Acácio, que participou do evento Techstars Startup, que conectou a realidade dos educandos da periferia de Londrina (PR), com a inovação e a tecnologia, ajudando os jovens a pensarem o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das comunidades.  

Clique aqui para ler a matéria completa sobre essa experiência 

Das escolas para o mundo  

Em novembro de 2023, o Marista Escolas Sociais participou da 15ª edição do Festival Marista de Robótica (FMR), considerado o maior evento da categoria no Brasil. O encontro acontece na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS), e reuniu cerca de 2 mil estudantes brasileiros e estrangeiros, entre os quais estavam representantes dos colégios do Marista Brasil, da PUCRS e de instituições externas.  

Entre os objetivos, estava o estímulo dos participantes a desenvolverem projetos em diferentes áreas de tecnologia, utilizando os aprendizados da sala de aula. Além disso, o Festival também se propõe a ser um espaço de construção do conhecimento e de incentivo à criatividade e uma oportunidade para crianças, adolescentes e jovens exercitarem o empreendedorismo e o espírito de equipe. 

Os quatro desafios do evento fomentavam o aprendizado, o pensamento criativo e a resolução de problemas. Organizados em equipes, era possível participar de uma das quatro modalidades: Cidade Laboratório, Desafio de Drones, Incubando Ideias e Desafio de Robôs. 

O tema desta edição do Festival Marista de Robótica foi “H2O: Essência da Vida”, sendo um convite à reflexão sobre a importância da água à vida e todo o planeta.  

A Escola Social Marista Santa Marta, de Santa Maria (RS), participou com oito equipes do Festival Marista de Robótica. Foram três equipes no Desafio de Robôs, uma equipe no Desafio de Drones, duas no Cidade Laboratório e duas no Incubando Ideias.  

A escola alcançou uma premiação na Categoria Iniciante com a Equipe Anonymous com o Prêmio Design no Desafio de Robôs, duas premiações no Incubando Ideias com as equipes I9 (Inovação e Criatividade) e Genius Tech (Impacto Social), além do 1º lugar com a equipe Tech Timing no Cidade Laboratório com a categoria Destaque Pesquisa. 

O educando do 6º Ano  Ériky Duarte partilha como foi essa experiência: 

 “Minha experiência foi ótima, já que nossa Escola ganhou quatro prêmios. Nas preparações para o Festival nós nos esforçávamos ao máximo para ter o melhor desempenho possível. Na Equipe Tech-Timing minha experiência foi inovadora e, com um bom esforço meu e da equipe, apresentamos os tratamentos da água em nosso mundo virtual do jogo Minecraft. E, no final do dia, veio a premiação!”. 

 

Confira a seguir as conquistas do Marista Escolas Sociais no FMR23: 

Cidade Laboratório  

Categoria 3 –  Prêmio de Pesquisa – Equipe Tech Timing  – Escola Marista Santa Marta (RS) 

Desafio de Robôs  

Categoria Iniciante – Prêmio de Design – Equipe Anonymous – Escola Marista Santa Marta (Santa Maria-RS)  

Categoria avançada – Prêmio de Programação – Equipe Guardiões da robótica do CESMAR (RS) – Colégio Marista Ir. Jaime Biazus

Incubando Ideias 

Categoria Iniciante –  Prêmio de Impacto Social – Genius Tech – Escola Marista Santa Marta (Santa Maria-RS) 

Categoria Iniciante –  Prêmio de Inovação e Criatividade – I9 – Escola Marista Santa Marta (Santa Maria-RS) 

Leia também

Ir para o Blog