Durante os anos escolares é comum que os alunos participem de Olimpíadas de conhecimento. As competições realizadas nas áreas de matemática, ciência e física, proporcionam momentos de formação, interação e de desenvolvimento para as crianças e adolescentes.
Os alunos do Ensino Fundamental do Marista Escola Social Ecológica, localizada na região metropolitana de Curitiba, foram destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia com 14 medalhas de ouro, 3 pratas e 6 de bronze. A iniciativa reuniu alunos de escolas públicas, particulares e rurais de todo o Brasil. “A participação nas Olimpíadas é um momento de participação ativa dos estudantes, eles conseguem desenvolver autonomia, autoconfiança e criatividade na resolução de questões e conflitos presentes nas provas e atividades”, reforça Karin dos Santos Lacerda, diretora da Escola Social.
A unidade, que atende gratuitamente crianças e adolescentes, incentiva a participação dos alunos em ações que fortaleçam o protagonismo do aluno. “Eles são desafiados, e assim buscam ter mais entendimento sobre os temas, cresce o interesse pelo aprendizado e suas habilidades”, reforça Karin.
A educadora reforça a importância das atividades desenvolvidas pelos estudantes:
Estímulo ao aprendizado: Competir em olimpíadas proporciona que os alunos conheçam outros assuntos, para além da sala de aula, podendo assim gerar conhecimentos sobre novos temas.
Aumento da autoestima: A realização das provas, assim como a participação, são atividades que dão autonomia aos alunos, e motivação para novas conquistas.
Incentivo para o trabalho em equipe: Muitas olimpíadas incluem trabalhos em equipe e discussões colaborativas, ajudando os alunos a melhorar suas habilidades de comunicação e trabalho em grupo.