Conheça
o projeto
A cada ano, 10 novos educandos são selecionados para integrar o projeto, recebendo bolsas-auxílio e sendo acompanhados por um educador com dedicação exclusiva ao longo do Ensino Médio.
O Marista Escola Social Ecológica está inserido em um contexto nacional em que 4,6 milhões de brasileiros entre 18 e 24 anos não concluíram a educação básica (fonte: Inep/Censo Escolar 2023) e 5,9% dos alunos do ensino médio abandonaram os estudos (fonte: IBGE/PNAD 2016-2023 – segundo trimestre).
Objetivo
o projeto
Proporcionar, a jovens de baixa renda do Marista Escola Social Ecológica, a oportunidade de continuar os estudos após a conclusão do Ensino Fundamental Anos Finais (9º ano), por meio de uma bolsa financeira.
Possibilitar que os estudantes tenham acesso à educação de excelência com desenvolvimento pessoal e profissional, para oportunizar uma melhor qualidade de vida para si e seus familiares.
Inspirar a comunidade local e promover a realização de sonhos pessoais. Tudo isso é mais que uma parceria, é um compromisso com o futuro.
Critérios de seleção para a aplicação e etapas para a validação da bolsa financeira:
Renda familiar
Desempenho acadêmico
Não ter vínculo empregatício
Participação no processo seletivo
Candidatar-se para ingresso em uma instituição com Ensino Médio conforme indicações previstas em edital
Visita domiciliar por assistente social designada pela escola
Divulgação do resultado do processo seletivo via edital
Escola Social
Ecológica
Desde 1992, o Marista Escola Social Ecológica, localizado em Almirante Tamandaré – Paraná, transforma vidas ao oferecer educação de qualidade para aproximadamente 300 crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos em situação de vulnerabilidade social. Com ensino fundamental em período integral, a instituição não só garante acesso gratuito à educação, mas também fornece alimentação e apoio psicossocial, promovendo o desenvolvimento integral de cada estudante.
Para garantir a continuidade e excelência de nossa missão, a manutenção da unidade é viabilizada através de captações financeiras e não-financeiras, complementadas pelos recursos fornecidos pela nossa mantenedora. O critério de seleção dos alunos é baseado na renda, conforme detalhado em nosso edital de admissão.
O propósito do Marista Escola Social Ecológica é definido em:
Oferecer educação de qualidade e gratuita.
Promover uma formação abrangente fundamentada em valores.
Priorizar o bem-estar dos estudantes tanto dentro quanto fora da escola.
Fornecer apoio psicossocial.
Ser um espaço de formação para educadores.
A unidade busca ser modelo de Escola Integral em Tempo Integral, com foco na oferta de uma educação contemporânea e ecologicamente sustentável. Seu objetivo é promover a transformação socioambiental do território em que está inserida.
Perfil de
atendimento
Faixa etária: De 10 a 16 anos.
dos jovens (entre 15 e 16 anos) em Almirante Tamandaré não estão estudando ou trabalhando.
das famílias estão abaixo da linha de pobreza.
dos familiares dos estudantes não concluíram o Ensino Médio.
Por que a cidade de Almirante Tamandaré?
121.420 habitantes, segundo o IBGE 2021;
Uma cidade dormitório, na qual a maioria dos habitantes se deslocam para Curitiba a trabalho;
10ª cidade mais violenta do Brasil, segundo o IBGE 2021;
10% da população é analfabeta, segundo o IPARDES 2016.
O entorno da escola enfrenta desafios como criminalidade, tráfico de drogas, exploração infantil, entre outros.
Sobre
o projeto
Entre os anos de 2007 e 2010, o projeto Amigos da Escola Ecológica foi concebido e formalizado, dando início a uma jornada de transformação que começou em 2011. Para garantir o acesso à educação de qualidade, oferecemos um suporte financeiro que inclui o equivalente a ½ salário-mínimo regional por estudante, além de um salário integral para um educador dedicado exclusivamente ao projeto.
Perfil dos estudantes atendidos:
Quanto ao gênero, 62% são do sexo feminino e 38% do sexo masculino.
O suporte financeiro é direcionado para os seguintes fins:
- Materiais didáticos;
- Alimentação;
- Uniformes escolares;
- Transporte;
- Estudo de segunda língua;
- Realização de acompanhamento financeiro e pedagógico.
Até 2024, 137 alunos foram beneficiados pela Impextraco (via King Baudouin Foundation) para se candidatar a um emprego de nível técnico ou para prosseguir com seus estudos no Ensino Superior em uma universidade.
Para permanecer no projeto, os alunos devem atender rigorosamente aos critérios pré-estabelecidos, como manter os estudos em curso e alcançar um desempenho escolar satisfatório, entre outros requisitos.
Adriano | Ex-aluno Marista Escola Social Ecológica
Beneficiado pelo Projeto Amigos da Ecológica, Adriano conta um pouco sobre os impactos do projeto em sua vida.
Alison Luís | Ex-aluno Marista Escola Social Ecológica
Alison também foi beneficiado pelo Projeto Amigos da Ecológica e compartilha neste depoimento a sua experiência e as suas conquistas.
Asafe | Ex-aluno Marista Escola Social Ecológica
Asafe compartilha como os subsídios oferecidos pelo Projeto Amigos da Ecológica são determinantes para a dedicação exclusiva aos estudos e todos os benefícios que isso resulta.
Alana | Ex-aluna Marista Escola Social Ecológica
Alana foi contemplada pelo Projeto Amigos da Ecológica em 2020. Neste vídeo, ela nos conta sobre os impactos positivos em sua vida e todas as oportunidades que surgiram.
Juliana | Ex-aluna Marista Escola Social Ecológica
O Projeto Amigos da Ecológica deu à Juliana toda segurança necessária para que ela pudesse se dedicar ao Ensino Médio, auxiliando também em seu desenvolvimento pessoal e suas responsabilidades.
Impactos
do projeto
62
35
23
13
24
Exemplo de prestação de contas de um estudante
Prestação de contas até o ano de 2024
Valor investido em salário de educador: R$ 400.093,10 (1 profissional no período).
Histórias transformadoras
“Por meio do projeto, eu tive oportunidades que nunca imaginei que teria. Eu estudei em uma escola privada distante e, mesmo tendo uma bolsa de estudos, ainda há diversos outros custos como lanche, materiais, transporte e uniforme. Se eu não tivesse os benefícios do projeto, não seria possível me formar como técnica em Administração nessa escola que proporciona um ensino de excelência. Também comecei a estudar inglês recentemente, outra oportunidade que só tive por causa do investimento da parceria. Os anos de pandemia foram muito desafiadores com a mudança do ensino remoto, por eu ser uma estudante sem computador e sem acesso à internet em casa. Com a tamanha desigualdade em nosso país, é muito difícil ter acesso ao conhecimento e a diferentes lugares, pois tudo é muito restrito a uma parcela da população. Com esse cenário, a bolsa de estudos permite, acima de tudo, acesso a um conhecimento que é determinante para transformar nossa realidade.”
Ana Julia de Lima
“Durante meus dois primeiros anos de bolsa de estudos, foi possível realizar diversas conquistas, como estudar inglês. E especialmente no último ano o projeto foi fundamental, me permitindo estudar presencialmente, o que seria impossível sem o auxílio da parceria.”
Adriano dos Santos Lisboa